Retreat:
retiro de 03 a 14 de janeiro de 2023
Já havia passado um réveillon aqui no ashram também de silêncio, mas não o tempo todo em que pude ter boníssimas aulas de Hatha Yoga, boa alimentação e paz na passagem de ano.
Para esse retiro a proposta era diferente, um mergulho em 10 dias de silêncio para aprendizado do Kriya. Achei um chamado mágico quando me deparei com o email falando da proposta desse retiro em minha caixa, porque havia acabado de ler "Autobiografia de um Iogue" no qual Yogananda fala (me parece) exatamente da mesma técnica. 4 anos atrás fiz o retiro de Vipassana e os horários que pude ler entre aqui me mostraram que a carga horária era tão extrema e rigorosa quanto: mais de 100 horas de meditação.
A acolhida dos residentes do Ashram foi muito atenciosa. O espaço em meio às montanhas de Minas Gerais é rico em sons da natureza, a água é direto da fonte e a alimentação muito saborosa, nutritiva e leve, nos dando sempre a sensação de saciedade mesmo sendo oferecida só 2 vezes ao dia. Jamais passei fome em meio à jornada por aqui.
Os satsangs tem repetição de temas necessários para introjetarmos a prática e a forma que os temas são passados são elucidativas sempre propiciando estalos pra aprofundarmos na técnica e na introspecção.
A técnica não me parece complexa pra aprendermos pois é composta de poucos passos. Sofri com a execução por conta da minha particular dificuldade de atenção. Ficar na repetição de algo aparentemente simples foi bem cansativo e doloroso. Mas nos momentos em que obtive boa continuidade dela foi com se me dissolvesse no tempo e encontrasse uma tão sonhada e inédita paz.
Seguir o conselho do Mestre foi essencial - Não importa o que aconteça: não desista!
Recomendo esse retiro a todos os buscadores inquietos.