Banner topo

The Spiritual Process



Orientação


Orientação Então, orientação. O que é orientação? Orientação é algo que só o buscador da Verdade pode conhecer, pode receber. Só para ele. E somente o mestre sabe quem é o buscador da Verdade. O buscador da Verdade, de certa forma, está presente em todos. Mas nem todo mundo pode dar à luz a ele, afirmá-lo. Eu já falei muito sobre isso. Então, o que é essa orientação? Orientação é a coisa mais preciosa para o buscador da Verdade. A mais sagrada, como o oxigênio é para o corpo. Assim é a orientação para o buscador da Verdade. É algo muito precioso e raro. É sempre rara, ela será sempre rara, não importa o quanto as circunstâncias mudem. Se você é um buscador do bem-estar, principalmente agora neste momento quando este novo modo de vida está chegando, quando as pessoas em geral, a humanidade, vão viver de uma forma mais espiritual, de acordo com preceitos mais espirituais, eles se tornarão as pessoas mundanas. Neste momento parece ser confuso porque você tem tanta coisa disponível. Isso mesmo. A confusão é porque buscadores da Verdade e buscadores do bem-estar estão presentes nos mesmos lugares e tudo está se tornando muito confuso. Mas confuso é bom porque você deve ter confusão para obter esclarecimento. O buscador da Verdade sempre surgirá, se ele estiver aí. Ele pode ter dificuldades, ele pode cair um monte de vezes, mas eventualmente, se a busca da verdade for realmente o mais importante, isso virá à tona.

Portanto se você olhar com os olhos de um buscador de bem-estar, verá um monte de opções. Mas é difícil para um buscador do bem-estar para ver o que as coisas realmente são porque ele ainda está ocupado com um monte de coisas. Ele não está realmente testando a fundo. Ele apenas adiciona coisas, e segue em frente. Há muita coisa em sua mente. Ele está cheio de aflições, cheio de planos e investimentos para a felicidade, e tudo isso. Então suas perguntas também são superficiais. E o que ele pode obter é superficial. Mas está bom para esta finalidade, para esta nova era que está chegando. Está bom, o que quer que isso signifique. Mas também é fácil de entender qual é qual. Normalmente as pessoas comuns, os buscadores do bem-estar, movem-se em bandos. Assim, aonde quer que a multidão esteja indo, o buscador da Verdade irá ao oposto. Não é tão difícil. Tudo que for adequado à maioria, para ele não é realmente assim. Porque orientação não é para um grupo. Orientação é individual. É direta às suas necessidades específicas. É direta. Quando a orientação é dada de forma indireta, é porque você ainda não está pronto para recebê-la diretamente. Orientação pode vir aparentemente de um corpo, ou pode vir de dentro, mas terá as mesmas características. Ela só vem para o buscador da Verdade. Buscadores do bem-estar vão a lugares espirituais e acreditam que têm direitos. Eu tenho o direito de exigir, tenho o direito de receber, tenho que ser bem tratado, e tudo isto. Porque eles são muito especiais, são buscadores VIP. Eles estão acostumados com isto. Este novo movimento com seus professores felizes está continuando e crescendo. É normal, faz parte, e está tudo bem. Isso vai dar origem a novos professores sorridentes. E vai continuar assim, mas não para o buscador da Verdade. De certa forma, há algo dentro dele. Para alguns -- pois outros ainda são muito jovens, seja lá o que isso signifique... Alguns de vocês já sabem que isso não é para vocês. Mas não há mais nada, não há mais nada.

OK, você sabe que isso não é para você, e critica tudo isto. Normal, normal. Mas... você é quem é o único importante. Não os outros, não o que parece estar acontecendo. Você está apto para orientação? Pois buscadores do bem-estar vão a um suposto mestre e querem testá-lo. Eles querem ver que tipo de ensinamento o mestre oferece para ver se se encaixa no que acreditam ser certo. Então só fazem perguntas como "pode dar a sua opinião sobre isso?". Qual é a utilidade de dar algo a alguém que vem com esta atitude se ele não será capaz de fazer qualquer coisa com isto? Se ele não está lá com as motivações corretas? O mestre irá testá-lo. Quanto mais você chega perto de um mestre... Chegar perto não significa fisicamente próximo. Chegar perto significa que você está deixando o lixo para trás. Todas suas impurezas, julgamentos, tudo isso. Você só pode obter orientação quando compreender como é preciosa. Para a maioria de vocês, vocês tem que atravessar um deserto para compreender a importância da água. Isto é mais ou menos a única maneira de apreciar água. O buscador do bem-estar vê um monte de opções ao seu redor. Como escolher? O buscador da Verdade não vê tantas opções. Muito poucas opções, se existirem. Ele tem que esperar, e esperar, e esperar, até que venha, até que a orientação venha. Quando vier, ela irá testar se o buscador está pronto ou não. Você acha que um mestre deve se comportar assim, então ele vai se comportar de forma oposta. Porque se você está procurando o mestre com seus olhos, sua mente você não irá achá-lo. Ele garantirá que você não o ache. Por isso, você pode voltar para o mesmo. Porque para testar alguém você tem que ser muito importante. Se você é muito importante, não pode obter o mais elevado, o que é precioso. Então o que quer que o aflija, independentemente de quais sejam suas cristalizações, seus conceitos rígidos, o mestre irá testar isso. Se você vier com fraquezas e acha que o mestre deve acolher você, deve acolher a todos, ele vai se comportar de forma oposta. Não porque ele não goste de você ou algo assim. Se ele está aí lhe dando algum tipo de atenção, já é bom.

Quanto mais perto você chega, mais intenso fica. Até que todos esses conceitos... até que a Entrega esteja aí. Quando a Entrega estiver aí, quando a confiança estiver aí, absoluta confiança, aí começa algo mais. Até lá, até que não haja absoluta confiança, é impossível. Atualmente há toda essa ética, o que a sociedade espera, o que os lugares espirituais esperam. Todo mundo tem uma opinião sobre como as coisas deveriam ser. Seja quais forem as opiniões que lhe sejam importantes, você deseja se identificar, para se sentir seguro. Oh, o mestre está se comportando assim, então eu posso confiar, sinto-me seguro, eu posso confiar. Isto não é absolutamente nenhuma confiança. Isto é confiança circunstancial. Se as circunstâncias mudarem, bem... Eu sei que hoje em dia há muitas suspeitas porque muitas coisas estão acontecendo, e lá-lá-lá... Entenda isso. Se você for honesto, encontrará o mestre. Ou o mestre vai encontrá-lo. Com um corpo, sem um corpo, irá encontrá-lo. Ele não perdeu nenhum de vocês. Você acha que está esperando por um mestre? O mestre aguarda por todos vocês há muito mais tempo. Espera para que você esteja preparado. Às vezes você precisa dele, e ele tem que mandar embora. Você acha que está sendo rejeitado. Não está. Às vezes ele puxa você, mas a vida o leva embora. Esta também é a sua obra porque você não está preparado. Então, nesses movimentos tudo está vindo abaixo, entende? Houve uma grande distância entre o mundo espiritual, os ensinamentos espirituais e tudo isso, uma grande distância das pessoas mundanas. Agora, com esses professores felizes, está vindo abaixo. Tudo está caindo. Mesmo o despertar está sendo reduzido a algo normal. Atualmente um mestre desperto tem os mesmos problemas que um indivíduo normal tem. Tudo está voltando ao mesmo ponto. Então, teremos que criar uma alternativa à alternativa, eventualmente. Apenas um circo, nada mais. Só porque há somente o circo visível, não significa que o resto não continua lá. Mas cabe a você, ao buscador da Verdade, encontrá-lo. Você não será capaz de encontrar se está se comportando como um buscador do bem-estar, com os mesmos objetivos, os mesmos investimentos, a mesma agenda. Agenda cheia, completa, lotada. A orientação virá para aqueles que dão suas vidas à busca da Verdade. O mestre, o verdadeiro mestre, vive para esses buscadores. Este é a sua razão de existir, o que quer que isso signifique. Não há motivo nem mesmo em explicar. Há algumas coisas que você precisa descobrir. É uma parte do épico que você vive. É uma grande aventura. É também o maior romance divino. Mas no início... Porque virar as costas a esses investimentos mundanos é apenas o começo. Apenas o começo. Há uma nova aventura. Quando este velho mundo some aí o resto pode vir. Isto é língua estrangeira para a maioria de vocês, e não pode ser explicado. Pois os reais passos do buscador da Verdade não são dados sentindo-se seguro, sentindo certeza. Não há razão nisso.

Esta é apenas adaptação do antigo para o novo. Isso não quebra nada internamente. Nenhuma das crenças é quebrada, elas apenas se adaptam, adaptam. A mudança de circunstâncias é a única importância que há. A possibilidade de quebrar as crenças que estão por trás. Se você está adaptando-as, qual é a utilidade? Quando a orientação vem, tem que ser respeitada, honrada, com Reverência. Porque se você maltratá-la -- uma vez, duas vezes, e mais e mais -- eventualmente, ele desaparece. Não que tenha desaparecido e abandonado você, você é quem está abandonando-a. Você está fechando as portas, mesmo sem conhecê-la. O mestre terá que colocá-lo através de situações intensas, testes intensos para quebrar com suas limitações. Se você não pode falar com ele quando o encontra, só porque ele tem uma cara séria, se você fica com medo só de falar, como será capaz de passar por estas situações intensas? Você quer atravessá-las no colo, como um bebê? A maioria de vocês está buscando isso, é claro, por razões compreensíveis. Mas ainda assim... não é possível. E se você maltratá-la, vai ter que esperar novamente, um grande ciclo às vezes, até que esteja pronto novamente. Isto não é sobre... Atualmente a espiritualidade tornou-se um porto seguro para aqueles que não conseguem ter sucesso, o que quer que isso signifique, no mundo mundano, nos objetivos mundanos, para aqueles que estão deprimidos com a vida. Não, não é para eles. Há aqueles que não conseguem ter sucesso porque o seu coração não está aí, mas estes não são tantos. O buscador da Verdade tem uma força tremenda, ou será capaz de obtê-la. Se há potencial para se tornar um buscador da Verdade, não importa onde ele estiver, em qual nível de compreensão estiver, o mestre vai pegá-lo e seguir com ele, passo-a-passo. Do menor para o maior, para a Totalidade. Porque um verdadeiro mestre não é versado em uma filosofia porque não tem nada que ver com filosofias. Ele sabe o que você é, onde está, o que precisa, e vai dar de acordo, por todos os lados, todos os lados. Mas certamente, este complexo de VIP tem que desaparecer. Ou então, nada disso é possível. Você pode até passar e ficar por um tempo mas será insuportável se as motivações não estiverem no lugar certo. Estas motivações serão testadas, uma após a outra. Não imediatamente, nem todas, porque é impossível. Uma após a outra. Se a busca da Verdade é a única coisa que importa, o buscador irá persistir de qualquer jeito.

O ponto de onde ele continua de uma maneira sincera é quando todas suas motivações são quebradas, quando todos seus conceitos são quebrados, mas ele permanece. Sem esperanças, sem nada, ele ainda persiste. Este é um estado exaltado. Orientação, o mais precioso. Se você ainda tem um monte de investimentos, o que você pode obter? Você obterá a diversidade, você terá um monte de opções. O buscador da Verdade tem uma. O buscador do bem-estar escolhe, analisa. Tudo tem a ver com status. Ele vem com um sorriso muito bonito, com uma atitude muito agradável, porque ele quer pegar algo e fugir, como um ladrão no meio da noite. Seu sorriso e suas atitudes agradáveis são uma moeda, as do buscador do bem-estar, é claro. Se ele está em seu mundo, isso vai ser acolhido, é claro. Valores iguais abraçados. É como se você quisesse ter sucesso em Wall Street. Você vai atrás de um dos tubarões de Wall Street. Quando você estiver perto, vai mordê-lo como um tubarão. E ele vai gostar disto porque ele está o treinando para ser o maior tubarão. Mesmos valores. As circunstâncias mudam o tempo todo. Isto é importante, porque sempre que algo espiritual se torna dominante ele perece porque você aprendeu a língua, você dominou os comportamentos, você cristalizou um novo conjunto de crenças. O que ontem era algo que poderia libertá-lo, quebrar com suas crenças agora tornou-se a sua cristalização, seu mundo, suas crenças. Então, o oposto disso tem que vir para quebrá-las novamente. Não há nada certo, apenas o absoluto é absoluto. Relativo é inexistente, mas tanto faz... A linguagem tem de mudar porque não se trata de um caminho que você percorre. Quando você se torna um buscador da Verdade, você estará aí no centro e as coisas causam impressões aí, atingindo o núcleo do indivíduo, o programa central para quebrá-lo, destruí-lo, dissolvê-lo. O buscador do bem-estar agrega conhecimento. Input, input, input. O buscador da Verdade se dissolve. Todos seus conceitos estão se dissolvendo. Primeiro saída, depois parada. Pela falta de entrada, o que estiver lá começa a dissolver, dissolver. Entre os buscadores do bem-estar há muitos de vocês que têm potencial para se tornar buscadores da Verdade. Mas a atitude tem de mudar. Você tem que se comprometer com a sua busca.

Não se trata de "você tem que". Se você não fizer isso, um grande vazio estará aí. No longo prazo, será até mesmo uma ajuda, por isso nada está perdido. Mas se você realmente quer isso agora, é necessária uma mudança de atitude. Não se engane. As circunstâncias não são importantes. Sim, é verdade. É uma questão de motivação e atitude. Mas você tem que se levar a sério. Você olha ao redor e quase todo mundo está fazendo a mesma coisa. Aqueles que não estão fazendo o mesmo você não os vê, porque eles não são parte do seu mundo. Às vezes você tem um vislumbre sobre eles, um pequeno vislumbre. Mas você não pode vê-lo inicialmente porque você tem que seguir em frente. Tempos virão quando você estará pronto. Não quando você pensa que está pronto, mas quando estiver pronto. Quando o momento chegar trate-o como precioso, porque é. A atitude tem de mudar. Ou então, você não irá cruzar com nada de valor em seu caminho. Se algo de valor cruzar, você não será capaz de enxergar. E mesmo se enxergar, não será capaz de pegar. Para o buscador do bem-estar não há razão em falar um monte de coisas. Se ele tem o potencial para se tornar um buscador da Verdade, então há. Se não tem, não há razão. Ele irá cristalizar o que quer que seja. Se você quebrar suas crenças aqui, ele vai fazer outra pilha lá. Entende? Um buscador da Verdade se aproxima de um mestre com a atitude certa e com dúvidas. O buscador do bem-estar se aproxima de um mestre sem uma atitude humilde e cheio de certezas que ele quer discutir. Ele está lá para que o mestre possa validar suas próprias crenças, para que o mestre faça ele se sentir bem. Porque sua filosofia, seu conhecimento espiritual são um lugar seguro, onde ele constrói o seu mundo. Ele quer validação. Ele não está lá para aprender. O buscador da Verdade tenta se lembrar de que ele não sabe nada até que ele saiba quem ele é. Qualquer dúvida que você possa ter, se elas forem honestas, você pode enviá-las.

Mesmo se você acha que não é um buscador da Verdade. Porque esta é uma coisa engraçada, entende? Aqueles com potencial para se tornar buscadores da Verdade com estas palavras sobre buscadores da verdade, eles tremem, eles sentem que "não"... Além dos leões, há sempre aqueles que sabem, sim. Mas não esses. Outros vão pensar "Não, eu não sou bom o suficiente para ser um buscador da Verdade". Os que têm potencial. Aqueles que ainda não têm potencial: "oh sim, eu sou um buscador da Verdade, sim". Não importa em qualquer estado iludido que você esteja, consciente ou inconscientemente, se para você a sua busca é sincera, você pode enviar suas dúvidas. A sinceridade é esclarecedora para todos. Para o buscador da Verdade, não importa o que ele sabe ou o que ele realizou, espiritualmente falando. Há sempre algo para esclarecer e para quebrar. Por último, será em silêncio. Estes são as maiores rupturas, mas não são vistas dessa forma. Mas isso é... Bem... A orientação virá quando for a hora, quando você estiver pronto e será como se fosse algo à parte lhe dizendo o que fazer. Ela pode vir em alguma forma ou de dentro, o que quer que isso signifique. Ou ambos, ao mesmo tempo. Se for orientação, irá testar suas crenças, testar seus medos, irá colocá-lo em situações onde você pode testá-los. OK.


  • Rodapé