Banner topo

Le Cheminement Spirituel



Sofrimento o Grande Vício


Sofrimento -- O Grande Vício Sofrimento. Será o assunto de hoje. Um tema quente. Estas palavras sobre o sofrimento são somente para o buscador da Verdade. Se você não é um buscador da Verdade não há motivo para tentar usar estas palavras porque não vão funcionar. Você vai entender por que estou dizendo isso. Sofrimento é o grande vício. É um vício. Se o buscador da Verdade não tratar dele como um vício ele não será capaz de romper seus limites. Sofrimento é a base da vida humana, no âmago da vida humana. O que você pensa que é neste momento, este complexo corpo-mente é baseado em sofrimento. O sofrimento é uma parte de sua identidade. Para você, de certa forma, sofrimento é sofrimento. Não tem nenhuma ligação com circunstâncias. Mas ao procurar felicidade em circunstâncias ou parecer que está à procura de felicidade em circunstâncias, assim é com o sofrimento. Este indivíduo aprendeu a obter o seu sofrimento de certas circunstâncias. Ele tem a necessidade, a profunda necessidade de recriar essas circunstâncias para que ele possa garantir o seu sofrimento. Sim, parece estranho porque parece que todos estão procurando a felicidade. Então agora eu digo que você procura sofrimento. Se você observar, vai ver que quando as coisas estão muito boas há uma certa suspeita sobre as coisas, em algum lugar lá no fundo. Quando as coisas estão ruins, quando você em sofrimento há um "há-há" para isso. É como se o ciclo tivesse fechado da maneira como deveria. E é assim. Como deveria. Porque estas são as suas reais expectativas sobre a vida. Então, é uma questão de sobrevivência, uma questão de se sentir seguro que as coisas vão para o mesmo ponto toda vez. Para a maioria de vocês a vida humana é uma busca por sofrimento. É baseada em sofrimento. Isto não é um problema, mas vou falar sobre isso mais tarde.

É baseada em sofrimento. Parece que você está realmente indo atrás da felicidade, mas não está, entende? A grande mãe do sofrimento é a esperança. Sim. E dizem que a esperança é a última a morrer. E dá esta esperança que, eventualmente, morre. Quando morre, isto é quando a liberdade do sofrimento pode se tornar uma possibilidade. Não é o fim em si mesmo, não é. É apenas para quebrar os laços que vinculam você a isso, à ilusão, à natureza, à existência. Parece que é uma vida universal que apresenta-se cheia de oportunidades, que você está indo em direção à felicidade, mas não é. Não há nada novo. É bastante mecânica (a vida humana). Há um movimento constante para recriar essas circunstâncias que lhe trazem sofrimento. O sofrimento será a última, a última coisa a largar. Estas palavras são para o buscador da Verdade ou para quem está tentando estabelecer-se sinceramente na busca da Verdade. O que você procura é a coisa mais aterrorizante para você. Seus instintos de sobrevivência se certificam de que você garanta seu sofrimento porque trata-se da sobrevivência da identidade, que é baseada em sofrimento. Se você não sabe isso, Se você não sabe que o sofrimento é um vício -- e que tem que ser tratado desta forma -- você não pode escapar dele.

Se todo sofrimento fosse removido de sua vida imediatamente ela se tornaria insuportável. Aqueles de vocês que lidam com outras pessoas, como terapeutas e tudo isso, vocês já viram que se você impulsiona alguém com conhecimento, compreensão e com todo apoio que puder lhe dar por um tempo, você o vê saindo de seu sofrimento. E assim que você larga, "agora você tem seus próprios pés para andar ..." ou, eventualmente, mesmo se você ainda estiver lá verá ele voltar novamente para o mesmo ponto ou pior ainda. Às vezes tem que ser pior, para compensar. O primeiro impulso é ajudar, para levá-lo novamente de volta a um lugar onde ele não está passando por esse sofrimento. Mas por que a pessoa voltou novamente para esse ponto de sofrimento? Porque é onde ela quer estar. Ela não sabe isto, mas é. Vai ser muito difícil para você abandonar seu sofrimento, suas fontes de sofrimento. Por isso que padrões de comportamento e tudo isso são difíceis de abandonar. Porque no final garantem sofrimento. Isto alimenta a aparente identidade. A identidade errada, este você insignificante. É baseada em sofrimento. Para a maioria de vocês, isso parece absurdo. Mas para alguns de vocês que passaram por essas espessas camadas, que realmente empurraram a si mesmos tentando se distanciar de todas essas impressões que surgem, esses impulsos para os investimentos, vocês verão: o sofrimento é precioso.

Tenho visto muitos de vocês que vêm a mim chorando, completamente desesperados dizendo: "Eu não aguento mais isso". Eu olho para vocês e vejo, infelizmente: sim, vocês podem aguentar muito mais. Você precisa de muito mais. Para alguns eu posso falar, para a maioria não há absolutamente nenhuma razão em falar. Depois vou explicar por que não há razão. Onde quer que você vá, se seu foco ainda está nas atividades mundanas ou se seu foco está em atividades espirituais, ou na Liberdade, e por exemplo, você vai a algum lugar espiritual, você se dedica a isso, e verá que atrás vem sempre a pessoa, Ela chega a um novo ambiente, e começa a recriar as mesmas relações que tinha. As pessoas que encontrar você irá transformar alguém na mãe, outra no pai, outra nisso, outra naquilo. Você vai recriar o seu próprio drama pessoal onde você pode experimentar estes sofrimentos, diferentes sofrimentos.

E como é que isso se conecta? A vida é baseada em sofrimento. No aparente começo, o sofrimento é experimentado e essa personalidade está surgindo, crenças profundas são enraizadas, como a falta de valor próprio. Não quero entrar muito em detalhes, porque seria uma longa conversa e iria mudar a direção do assunto. As crenças que você carrega sobre si mesmo, as crenças profundas precisam de alimento constante, porque elas não têm valor por si mesmas. Com esta experiência de sofrimento -- quem vem em primeiro lugar... bem, OK - essas crenças profundas sobre si mesmo são o motor da sua vida. E elas são baseadas em sofrimento. Você viu isso em relação aos outros. de que às vezes você diz uma coisa, fazer um comentário ou algo com uma intenção e o outro fica intensamente ferido e reage de uma forma inesperada sem qualquer ... não faz sentido. Não faz porque suas intenções eram diferentes de modo que a reação parece não ter qualquer sentido. Mas suas palavras tocaram o outro de uma maneira particular que não tem nada a ver com você. É o seu próprio mundo. Isto é o que ela quer ver. Ela quer ver estas palavras saindo de sua boca. Ela quer interpretar, ela precisa interpretar desta forma. As feridas estão lá. Então o que quer que diga, é sempre rejeição, rejeição, rejeição. Não há muita coisa acontecendo por aqui. Rejeição porque você não é bom o suficiente. Então criticar é rejeição. Tudo volta ao ponto em que você não é bom o suficiente. Isto é o que você realmente acredita. Você!! Não é sobre os outros. Nunca é sobre qualquer outra pessoa. O que é, o que faz a pessoa que não tem valor, que não é bom o suficiente? O que ela merece além de sofrimento? Esta é a sua profunda convicção -- uma das mais profundas -- e o motor da vida. Você sonha com felicidade, com liberdade deste sofrimento, mas ele é importante como oxigênio. Quando você realmente coloca isso em sua cabeça e entende este princípio que todos os seus investimentos são para o sofrimento, ele vai fazer sentido.

E então você vai ter uma chance real de quebrar essas correntes. Uma chance real. Mas é muito difícil. Eu não estou dizendo isso para que você perder o seu ... É para você ter uma noção do que está por vir. Considere isto, não despreze isto. O sofrimento será a última coisa que você vai largar. Ele é o mais precioso. Amor, verdadeiro amor, Felicidade, Verdade, Êxtase, Totalidade -- não são para você. Estes são os mais assustadores, essas coisas são bastante assustadoras. É bom persegui-las para mantê-las longe. Ao olhar para suas imagens de felicidade, você verá as coisas pelas quais tem lutado. Você verá, sejam mundanas ou aparentemente espirituais... Você sempre as empurra para mais longe. Quando parece que está mais perto de ter tudo que você acredita que vai lhe trazer felicidade, você adiciona mais alguns itens para afastá-la um pouco mais. Você lembrará certos momentos, não uma, nem duas, muitas vezes quando você chegou perto de algo que sabia que lhe traria felicidade. Você e suas próprias expectativas infantis, é claro, mas tanto faz. E você ficou com medo e desviou seu caminho. É assustador. O sofrimento, por outro lado, é difícil, é duro, mas é conhecido. É seguro, de uma forma muito distorcida. É precioso. Esta necessidade de fugir do sofrimento é o que mantém o ciclo da vida humana normal. Do desespero à esperança, da esperança ao desespero. Do desespero à esperança, da esperança ao desespero. Por isto que da próxima vez será melhor. O que isso significa, melhor? Estas ideias que tenho sobre felicidade, estas imagens, estas circunstâncias estarão aqui e então serei feliz. O primeiro passo para quebrar os laços com o sofrimento é compreender que é um vício em níveis muito profundos. É sobre identidade, é sobre a preservação do seu mundo, da sua ilusão. Não importa com quem você está se relacionando, você vai transformar o indivíduo em um personagem para adaptá-lo ao seu jogo. É meio louco, muito louco. Muito, muito louco!! Você só pode entender isso e ver essas coisas atuando quando você tiver feito muito trabalho, trabalho interior. Quando você tiver amadurecido um pouco.

Se você tivesse amadurecido um pouco e você tivesse a experiência de estar entre outros buscadores da Verdade, reais buscadores da Verdade, você veria como isto funciona e ambos, você e o outro, estariam trabalhando suas próprias coisas em vez de indo até o outro e tentando resolvê-las externamente. Mas ainda assim, com toda essa noção, com esta visão, vai ser muito difícil. Não impossível, claro que não. Mas difícil. Então, só correr, andar em direção ao pôr do sol sem noção do que está lá não faz sentido. O que eu chamo de uma pessoa mundana? É alguém que ainda está amadurecendo e experimentando muitas coisas. Não é uma depreciação. Nesta fase, não há razão em falar sobre isso. Talvez ela tentará transformar em algum tipo de terapia, mas depois entrarei neste assunto. E isto é inútil. Se você ainda quer coisas deste mundo, qualquer coisa deste mundo, você continuará a ser forçado a sofrer. A felicidade deste mundo é sofrimento mascarado. Felicidade circunstancial é sofrimento, mesmo que seja pela maior de todas realidades. Você não sabe quem você é. Só isso... Só isso é a raiz de todo sofrimento. De onde você pode ver agora em circunstâncias e "por que isso sempre acontece comigo?", e "por que assim?" Porque você precisa que seja assim. Sem esses ciclos de esperança e desespero, o sofrimento não causaria impacto. É como uma droga, você tem que aumentar a dosagem, ou então ... Por isso tem que alternar, entende? Você tem que ir ao mais profundo, ao fundo. Você tem que vir ao ponto mais alto também. Porque só depois de uma grande dose de diversão e entretenimento e -- felicidade é uma palavra grande, mas OK -- felicidade humana aí se o sofrimento vier, e ele virá, mas só depois disto ele pode causar um grande impacto. As pessoas têm uma vida de sofrimento circunstancial Entende? Suas vidas são um pesadelo em termos de condições de vida e relacionamentos. Um monte de violência e abuso. Sua sensibilidade ao sofrimento é muito menor mas eles também estão em um épico de sofrimento. Você pode ver pessoas diferentes, e verá as diferentes sensibilidades ao sofrimento. De acordo com isso, você vai enxergar suas epopeias e histórias. Um tem que quebrar uma perna, o outro tem para quebrar uma unha, por exemplo para a mesma quantidade de dor intensa. Quando você está na parte superior do ciclo, no ciclo da felicidade, na dinâmica da felicidade, há suspeita e desconfiança aí dentro, e diz "isso não vai durar" ou "algo de errado vai acontecer".

Não é uma suspeita, é uma expectativa. Mas quando você for para o fundo do poço então há uma "há-há, eu sabia!!" e, com isso, vem um alívio. Observe. Sem saber isso, não há forma de quebrar essa dependência, esse vício. Mas se você não é um buscador da Verdade, impossível. Onde quer que esteja, que estiver fazendo, você apenas está amadurecendo ao ponto de chegar a esse entendimento porque não há buscadores mundanos ou do bem-estar, há apenas buscadores da Verdade em diferentes níveis de compreensão, o que quer que isto queira dizer. Sem sofrimento, seus objetivos e seus sonhos são suas esperanças. São os seus sofrimentos. Se você não for até essas crenças profundas sobre si mesmo e ver que todos esses investimentos tentando provar aos outros que você tem valor, que você é bom, que você é especial ... Nunca é sobre os outros. Você tenta mostrar isso aos outros para que eles lhe deem um feedback que pode contrariar as crenças que você tem sobre si mesmo. E isto não funciona. Um milhão de pessoas vão dizer que você é especial, e um vai dizer que você não é nada. Este será aquele que vai impactá-lo. Com os outros, você vai continuar com suspeita. Este irá impactá-lo porque ele está dando a mesma opinião que você tem sobre si mesmo, o que você realmente acredita. Com todas estas (necessidades), a necessidade de se sentir mais bonito, a necessidade de ser agradável você está contrariando crenças profundas que você tem sobre si mesmo. "Você tem" é muito forte, mas parece ser assim. Vamos dizer que "estão lá", o que quer que isto signifique. Isto não tem nada a ver com o mundo. Absolutamente nada. E com todos seus investimentos, a maioria de vocês pode dizer que trabalha para si mesmo, pode dizer que trabalha para melhorar o mundo, mas não tem nada a ver com isso. Trata-se de garantir o sofrimento. Todos esses sonhos de circunstâncias para a felicidade, relações, maternidades, família, trabalho, bens e tudo isso, têm a ver com as tristezas que você carrega, com essas crenças profundas que tem sobre si mesmo. Elas são como a salvação.

Elas têm uma natureza bastante fisiológica. Mecânicas, completamente mecânicas. Esses sonhos garantem sua dose de sofrimento. Assim que você usa isso. Com conhecimento espiritual sobre leis espirituais, até certo ponto, por conhecer essas leis e viver de acordo com estas filosofias, estes sofrimentos grosseiros tendem a desaparecer mas o cerne profundo permanecerá. Você vai continuar sofrer intensamente. O conhecimento deste modo de vida criou uma persona, uma personalidade espiritual, que se tornou mais suave no contato com os outros e levou isso às relações mais íntimas. Socialmente elas são agradáveis, mas intimamente ... Quando as coisas se tornam íntimas, tornam-se intensas e explodem. Não importa o quanto você tente, isto é somente para buscadores da Verdade. Isso significa: os que não querem mais nada disso. Ele não está à procura de Deus para melhorar sua vida. Ele está à procura de Deus para se tornar um com ele. Ele está buscando a Fonte para se dissolver nela, para não ter um sonho melhor. Se você é viciado no sonho, você é viciado em sofrimento. Não há nenhuma separação. Os seus melhores sonhos são baseados em sofrimento. Eles são baseados nas convicções que carrega sobre si mesmo e sobre as visões que tem sobre o mundo. Nada de novo, nada extravagante. Só isso. Sem saber que é um vício, impossível. Se você sabe, se você pode ver isso, não apenas porque foi dito agora, se você pode olhar para si mesmo e ver isto, você vai começar a reconhecer os padrões, os investimentos o que têm por trás e porque as coisas acontecem da maneira que acontecem. Em seguida, será mais fácil -- mais fácil, não fácil -- de acabar com estes investimentos, de cortar esses investimentos porque essas crenças são muito fortes, sobre felicidade circunstancial. Isto é como Maya faz você continuar a se iludir e se envolver na sua história. Abstrair-se do sofrimento, de investir em circunstâncias que trazem sofrimento é intenso. Você vai ver como tudo lutará para empurrá-lo de volta para suas fontes de sofrimento. Eles vão ganhar um monte de batalhas, um monte delas.

Primeiro você vai conquistar pequenas coisas, então você vai perdê-las. Em seguida, apenas mais um pouco... e você vai perder, perder, perder... Mas se você tem foco e determinação, você vai ter sucesso. É inevitável. Inevitável. Se você ignora e apenas assume estas novas formas de vida e usa a espiritualidade como uma forma de melhorar a vida humana você só engana a si mesmo e continua igual. Para a Mãe Natureza, por Maya não faz diferença se você pensa que é inteligente ou se é burro, enquanto você estiver obedecendo. No final, você é a sua própria piada. É assim para todos. Ela só vai libertá-lo quando você mostrar que você tem o que é preciso. Não há motivo para suplicar. Há um motivo, mas não muito, porque você é Grandiosidade. Então, por que você está se rebaixando assim? Quando você se vê como algo pequeno, rebaixar-se é uma necessidade. Os humildes são apanhados do chão pelo Divino e são levados para as mais altas esferas. Os orgulhosos levam uma vara em suas cabeças, suas cabeças são colocadas no chão para que eles possam ganhar a vida, ganhar essa humildade e serem capazes de realmente se elevar, e não ficar em um castelo de nuvens de sofrimento. Olhe ao seu redor, não para os outros, mas para o que você chama de sua vida e de seus investimentos, e veja por si mesmo. No próximo vídeo eu falarei sobre o sofrimento como o libertador. OK. Envie sua pergunta para Sriman Narayana


  • Rodapé