Banner topo

Le Cheminement Spirituel



Motivações na jornada espiritual


Muitas perguntas me chegam, de buscadores que perguntam como reduzir a agitação mental, como fazer para parar a mente... todo tipo de perguntas, relacionadas com a prática espiritual, o caminho, etc. Essas perguntas têm o seu valor, sem dúvida, mas não de imediato; porque há algo que é deixado em automático e sem questionar; algo que precisa de constante observação, que é: a motivação por de trás de todos esses investimentos. Porque é que eu quero reduzir a agitação mental? Porque tem uma grande diferença - e eu faço sempre uma distinção clara - em termos de buscador, que é: o Buscador da Verdade e buscador do bem-estar. E eles tem coisas muito semelhantes: o seu esforço será semelhante.  A única diferença, é que o buscador do bem-estar - os seus investimentos estão na preservação da sua ilusão, apenas uma versão melhorada; já o Buscador da Verdade, ele busca a liberdade de tudo isso. São coisas muito diferentes!

Então, o mesmo ensinamento para um, é recebido diferente para o outro. Por exemplo: a questão do Karma-Yoga, que ensina a abrir mão do fruto das ações. Tá, então, para o buscador do bem-estar, isso vai lhe dizer que: se ele conseguir abrir mão do fruto das ações, as suas recompensas serão muito melhores do que eram antes. Logo, não existe Karma-Yoga aqui, não é? E pronto, vai dar em frustração, com certeza, mais cedo ou mais tarde. Já, para o Buscador da Verdade, a medida em que ele vai intensificando esta prática de abrir mão dos frutos das ações, com certeza, vai chegar um momento, em que ele vai abrir mão das ações em si também - porque deixam de fazer qualquer sentido. Então, o mesmo ensinamento terá a um efeito diferente; será diferente, para diferentes tipos de buscadores. E isto faz toda a diferença. Porque a todo momento, o complexo corpo-mente, é como se estivesse programado para sobreviver; sobreviver... que é a única coisa que está em jogo, nesta brincadeira - que é a manutenção da ilusão versus a Realização da Verdade - esta é a brincadeira. Então, nesse jogo, o complexo corpo-mente joga a favor da manutenção dos equívocos, da ilusão. Então, não podem ser confiados, não tem como! É o coração que dita o caminho e a mente apenas obedece! E não será lógico, na maior parte das vezes, não tem como ser lógico...digo que não... se olhando pela lógica possível do momento; “não” na visão de um buscador do bem estar. Já na visão do Buscador da Verdade, também não fará lógica - porque ele ainda não viu - mas ao dar os passos que o coração dita, o entendimento virá posteriormente. A todo momento, por mais que seja um Buscador da Verdade sério; e que esteja, de fato engajado, utilizando das formas que tenhas encontrado ou que tenham chegado até ti, pois, a todo momento as tendências... as tendências do buscador do bem-estar: elas elas voltam, voltam e voltam. E de uma forma muito sutil, elas redirecionam os seus investimentos para a mesmice.

Então, qual é o significado de Liberdade para ti? Pois enquanto houver algum tipo de significado agregado a esta palavra "Liberdade", ou seja: a tua busca em relação ao melhoramento da tua vida, dos teus relacionamentos, de paz e dessas coisas, esquece, esquece...tá longe, já saiu do trilho, já saiu do trilho... Pois, na verdade, é a liberdade de tudo isso. E, já, a liberdade circunstancial, ela apenas diz respeito às circunstâncias. Complexo corpo-mente é circunstância, a partir do momento em que existe; pois, neste tipo de linguagem não entrarei por enquanto; mais para frente entrarei nessas questões, de uma forma mais aprofundada. Então, para todos os buscadores - a todo momento, a todo momento – devem questionar as motivações das suas buscas. Pois, a todo momento, as velhas buscas voltam, se camuflam das novas e distorcem todos os seus investimentos. Atualmente, isto é uma coisa que, de uma certa forma, tornou-se mais difícil distinguir; no entanto, aparentemente parece que se tornou mais fácil distinguir. Porque o mundo, os ensinamentos espirituais na sua grande maioria, na sua grande maioria! estão voltados para um aprimoramento da ilusão... e não para liberdade. Então, ensinamentos que de alguma forma direta ou indireta - mesmo que neguem a existência relativa e, mesmo que, só falem do absoluto - mas terminem, de alguma forma, em: melhoramento de relacionamentos, melhoramento da vida, a felicidade humana ou seja lá o que for... esquece, esquece, já era! 

Hoje em dia, como existe uma grande quantidade de buscadores do bem-estar que teve acesso à informação espiritual; e informação apenas, porque, se estas não trouxerem frutos dentro de ti, então é informação e não “Conhecimento”. Com um grande "Boom" (aumento) de buscadores do bem-estar nos meios espirituais, o que aconteceu foi: um monte de professores e mestres do bem-estar também surgiram. E isto é fácil de identificar: um sorriso profundo, uma conversa aconchegante... Tudo para te fazer sentir bem, para acolher-te da forma como vens. Até parece bonito, poético... mas... não é nada transformador.  Então, de certa forma, isto tem te fragilizado, pois, cada vez mais, estás mais longe de ter a força e a capacidade de lidar com os teus medos e de crescer além das tuas limitações! que era o que deveria estar a acontecer. Então, na medida em que as coisas se tornam mais duras para ti, já é um sinal que você entende que: - "não, isto não está certo" -  e é exatamente o oposto. Então, de uma certa forma, tornou-se fácil, muito fácil de identificar este movimento. Não importa a quantos anos estás nisto, não importa. Os primeiros passos são de suma importância. Isto é uma história muito antiga: das modernices que chegam hoje... pois 50 anos não é nada no tempo... não é nada! Não tem nada de moderno por aí.  E, todas essas coisas, surgem e desaparecem; surgem e desaparecem. Mas há certas coisas que se mantém… Não importa há quantos anos andas nisto...

Põe a mão na consciência, porque é sempre tempo para isso. Não partas de pressupostos; esquece aquilo que tu achas que sabes e olha para onde está... realmente! E não para aquilo que tentas mostrar onde estás, para os outros e para si mesmo. Volta ao início, questiona as motivações, olha a tua volta! Até que ponto, os seus investimentos, até agora, espiritualmente falando, não estiveram ao serviço das mesmas coisas? Até que ponto, não continua a trabalhar para não ter a percepção, não experimentar os mesmos medos, as mesmas dificuldades. Até que ponto é que tens andado, de fato, a lutar por liberdade? ou... por um sonho…? até que ponto? E eu te garanto, que nestas coisas - lembrando que tudo isto que estou a dizer, não são julgamentos, mas, são oportunidades! pois, se não voltas e não observas e não questionas... não tens como mudar! É muito simples! E, pode tudo estar muito certo, mas o vazio e a frustração vão te continuar a acompanhar que nem uma sombra. E se não tivesses tantas distrações na tua vida, já terias percebido... Se não tem fogo no teu processo, se não é algo dinâmico - como um caso de paixão humana - pois como a paixão humana, quando o casal está apaixonado, não tem nada, nada de estático! nada de aborrecido naquilo... E assim é a senda do Buscador da Verdade, o seu processo é dinâmico, tão dinâmico que não dá espaço para mais nada! Se não está neste nível de dinâmica, quer dizer que esforços estão a ser desperdiçados… também, que as motivações não são aquilo que parecem ser... Assim, estás a jogar fora o teu tempo e está a continuar a investir em um monte de coisas que já não te servem para nada. Motivação... sempre questiona a tua motivação, diariamente! Não deixe que nada te escape. Lembre-te disto…

~ Sriman Narayana


  • Rodapé